quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cultura. Alguém por favor, se possível, me explique... O que é cultura? Jamais encontrei definições demasiadamente específicas pra esclarecer esse termo. "Conjunto de costumes que caracterizam um povo"... Quais costumes? E aqueles que nos tiram? E aqueles que nos impõem? Incluem-se? E como, se dentro de uma só cultura encontramos várias sub-culturas, a minha cultura se distingue de um outro pequeno povo isolado do outro lado do mundo? Não consigo encontrar resposta alguma pra questionamentos a tal respeito.
No caso do Brasil, precisamos pensar em duas hipóteses e decidir a qual se aderir... Primeira: o Brasil, possui culturas, porque reúne essa cultura individual de inúmeros povos. Segunda: o Brasil, não possui cultura alguma! E é essa que procuro aderir para refletir nesse momento. Praticamente toda a ação do brasileiro é herança de uma outra sociedade. O que você faz, o que você come, bebe, pratica, trabalha, tudo! Talvez por isso o povo brasileiro em geral, seja uma raça tão perdida! Não há, entre nós, uma origem. Uma origem como os europeus, como os africanos, os japoneses. Os poucos índios que nos restam, são alvos de crítica e desprezo, mas eu os admiro. O Brasil é de todo mundo, e ao mesmo tempo não é de ninguém.
Me explique agora, qual é a tua cultura? No que você acredita, no que você come e o que você aderiu para o seu cotidiano? Da onde vem? Quase que ninguém, possui uma resposta coerente pra essa pergunta. Eu mesma, me incluo nesse número de brasileiros perdidos no meio da variedade. E quanto mais creio em algo, encontro semelhanças que me levam a uma nova resposta, e consequentemente um novo "por quê". Hoje, assistindo uma entrevista com um dos maiores gênios tal qual me deparei, Credo Mtwa, me impressionei muito com o esplendor da cultura Africana. Para muitas perguntas que a religião e a cultura da maioria (que me inclui) não souberam responder, encontrei explicação. As pessoas precisam abrir seus horizontes. A cultura desse homem, me trouxe explicação pras indagações de nós brancos, do outro lado do mundo, questões que (quase) nada explicam. Pra tudo existe uma resposta, mas a visão rotulada do homem o limita a adquirir conhecimento. Abram seus olhos essa noite, para aquilo que vai além do óbvio. E se o Brasil não oferece restritamente uma cultura, estabeleça a si mesmo, a sua! É apenas uma questão de acreditar... A reflexão e a troca de informações podem dar asas imensuráveis aos homens...
A quem possa interessar: http://www.youtube.com/watch?v=eKDB472_nDU&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário