terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dose de gentileza

18/09/2012

É engraçado como os problemas que nos afrontam no cotidiano nos tiram do eixo. Nos últimos tempos experimento constantemente os efeitos causados pelo estresse e pelas dificuldades. Por todos os lados, as pessoas complicam pequenas coisas até que se tornem aparentemente impossíveis de se resolver.
Por conta disso, a vida se tornou mais amarga do que costumava ser para mim. Pessoas distribuindo grosserias sem necessidade, pessoas que não gostam umas das outras simplesmente por não gostar. Ficou faltando o "bom dia", o "obrigada", a conversa, a educação, o respeito. 
O medo de se prejudicar evidencia o egoísmo nato que a maioria das pessoas tem. Elas descem no nível mais baixo, mais sujo, no nível das ofensas e da falta de profissionalismo, apenas para "tirar o seu da reta". Afinal, o problema é de quem ficar com ele, certo? Não é problema meu quantos se prejudicarão por uma acusação precipitada da minha parte, por algo que disse sem medir minhas palavras...

Enfim... Essa falta de gentileza me encheu!
Nos últimos dias, aderi a uma nova tática: ao invés de retribuir a falta de educação, distribuirei gratuitamente a minha simpatia e o meu respeito ao próximo. Chega de amargura, de intriga, de fofoca e complicação. Para cada ofensa, um "por favor" seguido de um "muito obrigada!", assinados por um sorriso bem grande.
Um gesto gentil, além de fazer bem para nossa alma, pode salvar o dia de alguém.





Boa tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário