sexta-feira, 16 de julho de 2010

Amém

Acredito eu que o certo e o errado serão temas eternamente relativos. Por mais que tentemos justificá-los, tentemos exemplificá-los, tentemos aplicá-los, nenhuma verdade é absoluta e não temos mais nem ao menos a liberdade de confiar na própria sombra. A verdade é extremamente relativa, porque cada um tem a sua. Segundo alguns pensadores iluministas, os homens dependem da sociedade pra viverem em harmonia. Convenhamos que apesar de toda a desgraça que supostamente a sociedade instalou, essa afirmação não é de toda descartável. Pelo contrário. Cada homem tem a sua verdade, tem a sua razão, tem seu objetivo e seus limites. Cada homem vive uma vida sozinho. Por mais que esteja na estação da Luz em pleno horário de pico, a sua realidade é só sua, seu ideal é exclusivamente seu, e não há barreira na natureza humana que nos impeça de passar por cima de tudo e todos pra chegar onde quisermos.
Os homens inventaram Deus pra que partindo daí pudesse surgir a harmonia, os líderes e a sociedade. Os religiosos rotulados que me perdoem, mas de fato foi o homem quem criou e idealizou a figura divina, e sejamos realistas pra encarar esse fato. Acredito também, que subliminarmente, foi Ele quem implantou essa idéia genial e de fato sobrenatural na cabeça dos homens, enquanto estes evoluíam com o tempo e descobriam o quanto podiam ser excepcionais. Eu sou plenamente crente no poder e na existência divina, mas enquanto a ciência não explica, temos a liberdade de viajar em nossas fantasias e alienações, então que a aproveitemos antes que se vá.
Continuando... Alguns homens criaram Deus, para que os demais temessem-no, e ensinaram-lhes o que fazer e como fazer. Pregaram os dez mandamentos, e propagaram que roubar, matar e invejar era pecado. Que deveríamos amar a algo ou alguém que não conhecíamos mais do que a nossos pais, e que qualquer escorregão pra fora dessas normas, resultaria num castigo que só à divindade caberia executar. Por mais que fosse um regime extremamente rigoroso e feliz ou infelizmente não mais aplicável a sociedade atual, era claro e objetivo. Olho por olho, dente por dente, foi o que reinou posteriormente. E propaga-se a violência! O grande problema é que com o tempo, os homens aprenderam também que Deus não apenas castigava, mas que perdoava. E com mais um pouco de décadas, aprenderam que além de perdoar, Deus não castigava, e sim ensinava. Por que temer alguém que ama seus filhos independente do que sejam? Por que temer alguém, que faça o que fizer, vai me conceder o perdão? Bem mais fácil ouvir o instinto selvagem do homem do que seguir o raciocínio lógico e um pouco de uma emoção saudável. Os homens perderam o medo de Deus. Isso deveria ser um avanço, pra mim, de fato é. Mas infelizmente as pessoas precisam temer para que deixem sua mente falar, pra que o certo e o errado aflorem claramente dentro de si mesmas, pra que acreditem na vida. Falta fé no mundo.
Aprendemos enquanto crianças o que é certo, e o que é errado. Nossos pais em geral se baseiam nos dez mandamentos que a sociedade lhes expôs para educar-nos. Ensinam que mentir é feio, que violência é ruim para nós (exceto quando parte deles, por ironia), que comer verdura faz bem, que a gente não deve pegar o que não é nosso, que devemos obedecer nossos pais e rezar antes de dormir. Mas os homens crescem, e a vida de verdade lhes mostra outra coisa. Mostra que os homens são ruins, e que gostam mais de agressividade do que de verdura, e que, aliás, comer verdura só os fará viver mais, e por que é que sentiriam vontade de viver mais numa realidade tão decadente? Faz com que tenham a impressão de que seus pais lhes enganaram durante toda a juventude, e que fizeram com que perdessem sua melhor parte da vida por um monte de baboseiras. São uns babacas. É o que por fim concluem. A realidade mostra que tomar dos outros é mais fácil do que lutar pra conseguir, e que rezar por todos aqueles anos não adiantou de nada. Não culpo os ateus, nem os mal-humorados e desonestos por terem um certo desvio de caráter. Também não culpo seus pais. Culpo a todos nós, inclusive os conscientes da calamidade que se encontra a sociedade em que vivemos, porque em geral estamos preocupados demais com nosso umbigo pra dar auxílio a quem não tem a mesma experiência que nós.
As pessoas sabem o que é certo. Todas elas. Mas em geral, acreditam que o certo não vale à pena. Descobriram que o errado é mais fácil, e que ser egoísta de vez em quando não tem problema. Mesmo que esse de vez em quando se estenda por dias e dias consecutivos. As pessoas perderam a fé na vida. Todos nós, a cada dia de indiferença temos deixado o mundo se afogar num mar negro sem fim, e todos temos certeza de que não vão esquecer de puxar o nosso pé pra que decaiamos juntos.
Eu ainda prefiro acreditar em Deus. Prefiro acreditar que a vida é boa, e que os homens sabem ser bons tanto quanto sabem ser individualistas e cruéis. Prefiro pensar que nem tudo está perdido, e que lutar pelo que eu ainda acredito que vale sim, muito a pena!
Vou deitar na minha cama essa noite, e rezar pra que Deus nos ajude a salvar a humanidade, e pra que pessoas apaixonadas pela vida e radiantes de esperança, tenham paciência pra ler esse extenso conjunto de palavras e se juntem a mim, pra que acreditemos no amanhã!


Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário